2º CONGRESSO INTERNACIONAL DE GESTÃO DE RISCOS RESSALTA SOLIDEZ DO SISTEMA FINANCEIRO BRASILEIRO

| 0 comentários

A robustez, a qualidade e a diligência das instituições financeiras que atuam no País foram realçadas no 2º Congresso Internacional de Gestão de Riscos, realizado pela Federação Brasileira de Bancos – FEBRABAN entre os dias 22 e 23 outubro. Por diversas vezes durante o evento, os participantes se remeteram ao clima de desconfiança instaurado desde o estopim da crise internacional, em 2008. Mas, como lembrou o presidente da Federação, Murilo Portugal, “o mundo conseguiu evitar uma catástrofe financeira”, o que comprova a força e a resiliência da indústria bancária global.

Nesse contexto, o setor bancário brasileiro se destaca positivamente, não só por ter passado quase incólume pelo ambiente de deterioração externa, como também por apresentar condições favoráveis para um crescimento sustentável no longo prazo.

O sistema bancário brasileiro foi capaz de atravessar sem maiores sobressaltos o maremoto internacional graças a sólidos pilares regulatórios e de supervisão financeira, desenvolvidos em resposta às crises intermitentes das décadas de 1980 e 1990, que permitiram às autoridades econômicas mitigar os impactos da crise internacional.

“Na média, os bancos brasileiros são mais bem capitalizados que seus pares, incluindo aqueles do mundo desenvolvido”, disse Sérgio Odilon dos Anjos, chefe do Departamento de Normas do Sistema Financeiro (Denor) do Banco Central (BC). Ele atribuiu a boa saúde dos bancos às “características conservadoras” da regulação.

O índice de Basileia obrigatório estabelecido pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), de 11%, está acima da referência internacional, de 8%. Além disso, as autoridades brasileiras exigem níveis de capital específicos para determinados riscos de crédito, por exemplo.

Isso, porém, não tem impedido os bancos de desempenhar seu papel de injetar crédito na economia. Hoje, a relação crédito/PIB chega a 51%. O percentual ainda é baixo em comparação a economias avançadas e algumas emergentes, mas demonstra um potencial enorme de crescimento.

 

Acesse  a íntegra em: http://www.febraban.org.br/Noticias1.asp?id_texto=1853&id_pagina=59&palavra=

Autor: admin

Nossa banca de advogados iniciou suas atividades em 04 de abril de 2001, por iniciativa do sócio MURILO AMADO CARDOSO MACIEL que vindo da magistratura deseja prestar serviço de advocacia com qualidade e seriedade. Para isso contou com a colaboração de seu filho, atual sócio, RAFAEL FERNANDES MACIEL – OAB/GO 21.005 que juntos buscaram a realização desse sonho de um escritório grande e que preste serviços de qualidade.

Deixe uma resposta

Campos requeridos estão marcados *.