Saiba quais automóveis consomem mais combustível

| 0 comentários

Vinte e cinco fabricantes de automóveis participam da 5ª edição do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular 2013 (PBEV), coordenado pelo Inmetro e de adesão voluntária, representando uma ampliação de 211% em relação ao último ciclo.

Ao total são 327 modelos que exibirão a Etiqueta Nacional de Conservação de Energia, a Ence, afixada em seus vidros – até 2012 eram 151 modelos e nove fabricantes. Desde abril do ano passado as montadoras integrantes do PBEV passaram a ser obrigadas a exibir no vidro traseiro de pelo menos metade dos veículos inscritos o selo do Inmetro. A etiqueta indica quantos quilômetros o carro roda com um litro de etanol e gasolina e uma nota que pode variar de “A” (veículo que consome menos combustível) a “E” (veículo que mais gasta).

 A ideia é que, a exemplo do que já ocorre com eletrodomésticos e eletroeletrônicos, os automóveis ostentem a informação para facilitar a escolha pelo consumidor levando em consideração a eficiência energética. Além de classificar os modelos quanto o gasto de combustível em sua categoria, a Ence traz outras informações, como a autonomia em km por litro de combustível na cidade e na estrada, e a emissão de CO2, um dos gases responsáveis pelo efeito estufa e uma das novidades do ciclo.

 – Com a adesão de 25 fabricantes, 70% do volume de vendas no mercado nacional sairá da fábrica em 2013 etiquetado. O objetivo é estimular que o consumidor procure a etiqueta para comparar veículos de uma mesma categoria, auxiliando-o a tomar uma decisão de compra consciente – alertou Alfredo Lobo, diretor da Qualidade.

 Os veículos serão avaliados nas categorias: subcompactos, compactos, médios, grandes, carga derivado, comercial e fora-de-estrada, “SUV – sport utility vehicle”, minivan, comercial e carga/derivado. Segundo a tabela 2013, veículos 1.0 subcompactos foram os mais econômicos, tanto no ciclo urbano quanto no ciclo estrada, em ambos combustíveis (gasolina e etanol).

 – Houve uma melhora de 5% na média dos consumos dos veículos A subcompactos em relação ao ciclo 2012 e de 1% dos veículos A compactos, ou seja, o maior volume de vendas no mercado nacional, reduzindo em média 4,2% a emissão de CO2 para atmosfera nestas duas categorias – completou Lobo.

 A tabela do quinto ciclo do PBEV, contemplando todos os modelos e a suas respectivas classificações, já está disponível na página do Inmetro na internet, acessando o link “Tabelas de Eficiência” e abrindo as tabelas referentes ao PBE Veicular. A consulta também pode ser feita pelo link www.conpet.gov.br/consultacarros.

Coordenado pelo Inmetro, em parceria com o programa CONPET conduzido pela Petrobras, o PBE Veicular foi lançado em novembro de 2008, no Salão do Automóvel, em São Paulo, com cinco montadoras e 54 modelos de veículos.

 Economia de combustível

Um carro subcompacto, que é um dos segmentos mais vendidos no Brasil, faz em média 12,3 km com um litro de gasolina, contra 9,2 km dos menos eficientes. Num percurso diário de 40 km, em um ano, a economia pode ultrapassar R$ 950, ao optar pelo veículo classe A. Em cinco anos, o valor é superior a R$ 4,7 mil, o que representa até 20% do valor do próprio veículo.

Acessado em: http://www.idec.org.br/em-acao/noticia-consumidor/saiba-quais-automoveis-consomem-mais-combustivel

Autor: admin

Nossa banca de advogados iniciou suas atividades em 04 de abril de 2001, por iniciativa do sócio MURILO AMADO CARDOSO MACIEL que vindo da magistratura deseja prestar serviço de advocacia com qualidade e seriedade. Para isso contou com a colaboração de seu filho, atual sócio, RAFAEL FERNANDES MACIEL – OAB/GO 21.005 que juntos buscaram a realização desse sonho de um escritório grande e que preste serviços de qualidade.

Deixe uma resposta

Campos requeridos estão marcados *.